SABÃO, ARTE E FILOSOFIA

segunda-feira, 1 de junho de 2009

conheça algumas gorduras vegetais e a glicerina

Gorduras vegetais Estão alinhadas a seguir algumas das principais de consumo. Óleo de babaçu: Conhecido e chamado por “óleo”, no entanto, é uma gordura, provém de uma palmeira muito comum nas regiões centro, norte e nordeste do Brasil a “Orbignia speciosa” produz cocos com três ou quatro castanhas com peso médio de 65% de óleo extraído com grande facilidade por prensagem ou solventização, sendo preferível o primeiro método, que fornece uma torta residual de excelente qualidade para rações. Suas principais características físico-químicas são: - Peso específico a 15ºC, 0,924, índice de iodo de 14 a 16, índice de saponificação de 248 a 253, ponto de fusão de 23 a 25ºC. Óleo de amendoim: Obtido das sementes de “arachis hipogea”, que contém em média de 40 a 50% de material graxo e até 30% de proteínas, o óleo refinado é usado na alimentação e indústria farmacêutica principalmente. Características principais: - Densidade 0,912 a 0,915, índice de iodo de 85 a 95, índice de saponificação de 185 a 192. Óleo de arroz: Extraído do farelo sobrante das máquinas de beneficiamento e limpeza da semente “Oriza sativa” cereal conhecido como arroz, é incidente em média de 14% neste material, o melhor método de extração é através de solventes e é utilizado na alimentação, principalmente. Suas características são: - Densidade média 0,918 a 0,928, índice de iodo de 92 a 109, índice de saponificação de 183 a 194. Óleo de milho: Óleo obtido de germe de milho “Zea mayz”, participa em, aproximadamente, 20% do peso de germe chegando em alguns casos a mais de 40% com material tratado. Sua cor é alaranjada, é geralmente extraído sob prensagem e consumido como alimento. Características principais: - Densidade de 0,920 a 0,927, índice de iodo 116 a 130, índice de saponificação de 188 a 193. Óleo de rícino (mamona) A (Ricinus communis) fornece por prensagem, principalmente, de 40% a 55% de óleo muito procurado pelas indústrias farmacêuticas e de lubrificantes e ainda a indústria de combustíveis, por características muito peculiares deste óleo (dados principais,pág.158). Óleo de soja: Extraído da “Soja híspida” ao redor de 20% do peso em matéria graxa, utilizado largamente em alimentação é hoje, com certeza, o óleo mais consumido no mundo. A torta residual é da mesma forma consumida pelo seu alto valor em proteínas e outros nutrientes. Densidade 0,918 a 0,924, índice de iodo 124 a 136, índice de saponificação 190 a 194. Glicerina Líquido viscoso, adocicado, incolor, muito higroscópico (absorve água), solúvel em álcool e água em todas as proporções, chega a acrescer 50% do seu peso pela simples absorção da umidade do ar, causa sensação de calor ao contato com as mucosas. Peso específico: 1,265g a 15ºC, ponto de ebulição 290°C. É um álcool trivalente, forma três séries de ésteres conforme esterificação a um, dois ou três grupos oxidrila. (trecho de Sabão Preparo e Fabricação "minha autoria").

8 comentários:

  1. ola caro amigo o sr poderia me dizer o que e sabao noobles,sem mais atenciosamente rick,meu email e rick-torres-lobo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. gostaria que me mandasse orçamento dos produtos para fazer a base glicerinada.
    tem receita da base glicerinada perolada também?

    meu e-mail:
    leoni)hofmann@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá Marcos,
    Comecei a aprender e fazer sabonetes artesanais por pura terapia e acabei me apaixonando.
    Hoje, se possível, quero aprender tudo de melhor nesta arte pois é algo que tem me ajudado bastante e eu também quero oferecer o melhor para as pessoas.
    Gostaria de conhecer todas as técnicas, produtos,preços,.... e saber como faço para adquirir os mesmos.
    Se puder cooperar comigo ficarei imensamente grata.
    Meu email:

    ResponderExcluir
  4. oi Marcus !
    gostaria de saber onde posso comprar o noodles para fazer uma experienciase der certo estou pretendendo fazer sabonetes artesanais para vender e possivel for enviar os endereços eletronicos para comprar todo material desde já agradeço.
    leia.xavier@ig.com.br

    ResponderExcluir
  5. Boa noite! Poderia informar onde compro esse sabão técnico? Obrigado. fquilici@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Boa noite marcos gostaria de parabeniza-lo pelo site esxpcional muito bom Marcos olha li e reli seu livroe fala muito bem mais fala mais a linguagem tecnica do sebo ou sabao tecnico daria pra vc me responder como faze-lo em linguagem popular??? olha vou passar meu email a vc elizabeteacquaflora@hotmail.com Obrigada e aguardo retorno.

    ResponderExcluir
  7. Olá tudo bem? Me chamo Samuel Silva e vi seu vídeo sobre fabricação de glicerina base. No entanto você comentou sobre o coco para deixar mais transparente. Poderia fazer uma matéria a respeito ou alguma dica de produção? Obrigado pela atenção e uma ótima semana!
    foxmoto3@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. como faz para baixar as receitas sabonete to de saco cheio o link nao entra q merdaas

    ResponderExcluir

DEIXE SEU COMENTÁRIO

MAS SAIBA QUE SEM O SEU E-MAIL NÃO TENHO MEIOS DE ENTRAR EM CONTATO.

COMENTE E DEIXE SEU E-MAIL

  • SEM O SEU E-MAIL NÃO TENHO COMO ENTRAR EM CONTATO