SABÃO, ARTE E FILOSOFIA

segunda-feira, 6 de julho de 2009

ENSINANDO A FAZER SABONETE GLICERINADO

Sabão, arte e filosofia

MASSABÁSICA GRANULADA.................................................................................1000gr

ÁGUA – .......................................................................................é possível até 80% da massa

ÁLCOOL – misturado com o perfume......................................min. 10% max. 20% da massa

AÇÚCAR – DISSOLVER NA ÁGUA E ÁLCOOL................................................até 1000gr

GLICERINA OU SORBITOL....................................................................................até 200gr

O material está pronto para formar o sabonete branco, basta separar em quantidades que interessem e colocar água fria na quantidade que quiser até 80% da massa e aquecer até formar uma pasta bem homogênea, misturar o álcool somente quando a mistura estiver morna, formará um líquido bem viscoso, parar quando não tiver vestígio de sólidos, é aconselhável peneirar ao envasar, deixar nas formas de silicone, de 20 à 30 minutos se pode tirar das formas, deixar curar e embalar. A quantidade de álcool determina o tempo de solidificação para desenformar.

Obs. a adição de álcool é obrigatória, pois ele produz a micro emulsão, se colocar o álcool antes da água o produto não dissolverá corretamente. Bater bastante, isto é, até obter uma mistura lisa sem sólidos, a espuma que fizer desfar-se-á rapidamente, logo se notará um líquido viscoso parecido com mel (ralo) escorre da colher devagar e ao esfregar entre os dedos parecerá óleo escorregadio, quando isso ocorrer é só envasar para os moldes e aguardar. Dá brilho se molhar levemente em álcool antes de embalar.

NÃO COLOCAR O ÁLCOOL ANTES DE FORMAR A PASTA BEM DEFINIDA!!!

OU MISTURE-O À ÁGUA E AÇÚCAR E AQUEÇA BEM ANTES DE USAR.

IMPORTANTE: material, totalmente isento, de odores antagônicos aos perfumes, inodoro quando exposto ao tempo, levemente alcoólico quando na embalagem original.

MATURAÇÃO: Se preferir, é possível ferver a água e espalhar sobre o produto em uma vasilha, deixar por quatro ou cinco horas (hidratação) ou até de um dia para outro, depois separe as quantidades que interessar aqueça até dissolver bem o material e acrescente o álcool com perfume e envase.

Faça aos poucos até ter prática e poder trabalhar em maior quantidade, esse material é um polímero em suspensão saponácea especial para trabalho controlado (teor de água), não acrescer nenhum material estranho aos recomendados, isso prejudicará o produto final separando-o de seus componentes fundamentais. As sobras de fabricação, quando limpas, podem ser acrescidas às novas partidas.

Esse material foi especialmente desenvolvido para que o artesão produza sem riscos ou dificuldades, apesar disso, recomenda-se que sejam sempre misturados o álcool e a água longe de qualquer tipo de chama ou equipamento elétrico que produza faísca.

Esse produto é fornecido na cor branca, contudo, é possível, sob consulta orçamentária, a preparação de cores especiais, metalizados, dourados, aluminizados, perolizados e outros conforme possibilidades técnicas.

Ao desenformar o sabonete, deixar em lugar seco e ventilado por, pelo menos 24 hs, se possível, em temperaturas acima de 28°C e abaixo de 40°C, se recomenda embalar em material impermeável, apesar de que o material apresente boa resistência higroscópica, os óleos essenciais (perfume) são voláteis e migram com facilidade.

50 comentários:

  1. Que sabão fundamental é este que vc diz na confecção de base glicerinada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostaria de saber se algum de vçs sabem onde encontrar a massa base em algum lugar do brasil que vende sem precisar de ter firma registrada ? desde já agradeço

      Excluir
  2. Muito linda a transparência.
    Também faço sabão amo fazer, como posso ter suas fórmulas?
    meu e-mail é: ombyju@uol.com.br
    obrigada

    ResponderExcluir
  3. Eu tambem gostaria de saber qual é esse sabão fundamental que o Sr. fala na receita, pode ser qualquer sabão?
    Como obter algumas formulas de seus sabões e sabonetes?
    Obrigada,
    Ana Maria
    ane-mma@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. oi, Marcus....é isso que tenho que fazer com os noodles ? Ah, e por favor.....continue sendo sempre essa pessoa alegre, iluminada e bondosa....vc, a sua Beth e a cachorrada do sitio !!!!
    bjs
    Beth ( a do sabão )

    ResponderExcluir
  5. Como e onde encontrar a massa básica granulada?
    No video escutei o nome sabão fundamental e ou Nudol.
    Por favor informar onde encontrar e se o nome está correto.

    aguardo contato
    enaideportugal_4@hotmail.com

    Grata desde já!

    ResponderExcluir
  6. Caro Marcos, primeiro lhe dar os parabéns pelo trabalho e pelo trabalho,e em sehundo lugar como e onde encontraro sabão industrial / noodles ou tecnico, se puder me dara mais informções ficarei muito grato.

    ResponderExcluir
  7. paulo
    ola tudo bem,gostei muito do video eu gostaria de saber onde eu posso comprar o sabao fundamental e a base tranparente que foi mostrado em seu video pois esyou com dificuldade para encontrar,desde ja agradeco muito obrigado.

    pssapata@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. POSTAGEM INTERNA: ESCLARECIMENTO
    O SABÃO FUNDAMENTAL É CONHECIDO VULGARMENTE PELA IDENTIFICAÇÃO DE (NOODLES), É MATÉRIA-PRIMA INDUSTRIAL, EXISTEM VÁRIOS FORNECEDORES, INCLUSIVE O DONOO DESTE BLOG, BASTA CONSULTAR O GOOGLE, A INFORMAÇÃO ACIMA NÃO IMPLICA EM VENDA EXCLUSIVA, OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  9. Sr. Marcus volta e meia estou fazendo sabão caseiro e agora tentei inventar e acrescentar a glicerina e a calda de açúcar neles para ver como ficaria. Bom a esperiência deu quase certo ele ficou úmido e grudento tem como evitar este aspécto? Carla Campos giovanacarlacittoncampos@hotmail,com

    ResponderExcluir
  10. Há ja ia me esquecendo adorei o seu blog e o vídeo do youtub também é bem istrutivo, parabéns. E quanto aos seus dizeres no seus livros o sr. não me parece ser uma pessoa tão chata quanto o sr. falou apenas uma pessoa sensível quanto aos valores da humanidade. Carla Campos.

    ResponderExcluir
  11. Olá Marcus, gostaria de saber onde posso comprar o sabão fundamental (noodles), que o sr. menciona na receita. Meu email é: laurentiz@yahoo.com, desde já agradeço pelo seu empenho em orientar as pessoas.

    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  12. Oie..

    Que legal essa receita quero tentar fazer...
    Mais onde conseguir essa massa basica granulada???
    E para deixar essa massa na cor branca ou transparente eu poderia adicionar oque??
    Há eu quero receber seu livro tambem... se for possivel!!

    Ateciosamente,

    Viviane

    e-mail: vivianevls@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Marcus, meu anjo de São Roque,
    é como o chamo carinhosamente, eu sou suspeita pra falar, já estou usando a sua base vegetal a algum tempo e posso dizer que minhas vendas aumentaram, o sabonete feito com estas bases são de qualidade superior, vc sabe tudo de sabão e ainda não exploramos tudo o que vc sabe, rrrsss.
    Você não é somente um vendedor de bases, vc oferece para nós saboeiras a BASE para subirmos mais além.
    Muito obrigada por tudo.
    Parabéns pelo Blog, oxalá todos os saboeiros honestos possam conhecer este produto maravilhoso que vc fabrica.
    Agradeço também a Beth do Santo Sabão que generosamente me apresentou você, e felizmente percebi que estava diante do que já vinha procurando a anos, qualidade definida, satisfação do cliente, praticidade, economia e prazer de fazer do meu ofício uma gostosa brincadeira.
    Grande e fraterno abraço
    Graça Tavares

    ResponderExcluir
  14. quero fabricar sabonetes , eu ia comprar a base, mas agora quero comprar o noodles , por favor me mande o preço e valor de envio para a cidade de jacarei, sp , e tambem quero o livro por favor , amei seu blog e video aula , sou cabelereira e adoro produtos de beleza , aprendi mais dicas com voce , email: ateliedabeleza@zipmail.com.br

    ResponderExcluir
  15. Gostaria de fabricar sabao de alcool em escala micro industrial. Teria receituario e maneiras de fazer formulacoes e tambem formecedores de materia prima...

    Sds bruno.rocchi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Olá Marcus!
    Fiquei encantada com seu blog e com seu trabalho.
    Trabalho com sabonetes artesanais há quase 2 anos e só agora te achei aqui...rs..
    Se for possível me passe um email com valores dos seus produtos. Fiquei bastante interessada.
    Abraços
    Danielle Rocha
    (dani.rocha.cf@gmail.com)

    ResponderExcluir
  17. Olá Sr. Marcus,
    Parabéns pela iniciativa do blog!
    Vou tentar fazer...
    Mais onde conseguir essa massa basica granulada???
    Gostaria de saber mais informações sobre seus produtos se puder me enviar o meu email é fernandadetomi@yahoo.com.br
    Obrigada

    ResponderExcluir
  18. Olá,
    Gostaria de receber a tabela de preços de suas matérias primas. Meu email: tedigoeu@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. Olá, Marcus. Quero experimentar produzir minha base glicerinada, mas ainda preciso de uns últimos esclarecimentos seus. Bem, pretendo produzir também a massa fundamental com soda e óleo vegetal. Não usaria nenhum conservante, então gostaria de saber se há necessidade de usar, e, se sim, qual, e em que proporção. Se não, qual seria a validade da massa. Preciso também saber o tipo de álcool que usaria, seu grau, o tipo de glicerina e o grau de pureza, e, como não uso microondas, qual a forma de fazer o primeiro aquecimento da mistura de açúcar, água e álcool, e a que temperatura devo chegar nessa fase. Muito obrigado por tudo. Meu e-mail: alvezlee@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Eu gostaria de fabridar minha própria massa fundamental. Usaria apenas soda e óleo vegetal. Eu deveria usar algum conservante? Não usando, qual a validade da massa? E usando, se necessário, qual seria? Qual o tipo e grau de pureza da glicerina que devo adicionar? Qual o tipo de álcool e grau? Se eu não usar microondas no primeiro aquecimento, como devo proceder num fogão a gás? Aguardo seus esclarecimentos. Um abraço, obrigado por tudo. Meu e-mail: alvezlee@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Oi, Marcus
    Eu gostaria de fabridar minha própria massa fundamental. Usaria apenas soda e óleo vegetal. Eu deveria usar algum conservante? Não usando, qual a validade da massa? E usando, se necessário, qual seria? Qual o tipo e grau de pureza da glicerina que devo adicionar? Qual o tipo de álcool e grau? Se eu não usar microondas no primeiro aquecimento, como devo proceder num fogão a gás? Aguardo seus esclarecimentos. Um abraço, obrigado por tudo.

    ResponderExcluir
  22. oi marcus estou encantado com seus ensimento e palavras aqui escrito,estou muito ansiosa para receber os valores de seus produtos para comesar a viver,sim viver pois ate hoje,nao tinha conhocido uma pessoa tao generosa muito obriga por voce estar aqui.celeste.imil.layonrangel@hotimail.com

    ResponderExcluir
  23. bom, ja que muitos perguntaram e eu tambem antecipei e tentei encontrar na internet e nao consegui, aqui vai minha pergunta :
    de onde posso estar adquirindo o sabao fundamental que vc diz (noodles)..
    agradeco desde ja.... ps. adorei a participacao dos cachorrinhos no video .. d+.

    ResponderExcluir
  24. oi colega,estou a procura de um curso completo na área de sabao e liquidos.Pode ser presencial ou em dvd(industrial).Quero fazer uma pequena produção no interior da BH,com firma registr e com equipamentos especificos.kisam@bol.com.br

    ResponderExcluir
  25. Olá Marcus.
    Favor enviar o valor do nodles para preparação da base glicerinada. Muito boa a sua demosntração na preparação da base glicerinada.
    Favor enviar ao e-mail: epedro48@hotmail.com
    Grato

    ResponderExcluir
  26. Sabão fundamental deve ser segredo de industria, entretanto é fácil fazer uma boa base usando óleo de coco de babaçú, álcool lixívia à 38ºBe, sem água. Logo enriquecido com glicerina, açúcar, tensoativos(não necessário, posso usar obreu),perfume e água.Meu noodles foi enriquecido.As vezes o problema é a qualidade do óleo e da soda e potassa.
    Obrigado. walney.barbi@gmail.com

    Walney Barbi

    ResponderExcluir
  27. Favor passar o preço da massa base para fabricar sabonetes.Quero saber da branca e da tranparente ok?aguardo. depilmari@depilmari.com.br

    ResponderExcluir
  28. Tudo bem?

    Me interessei em produzir a base glicerinada para sabonetes. O Sr. fornece os materiais? Teria como enviar uma relação com os custos?
    É possível produzir também a base glicerinada branca e a perolada?
    Se puder retornar com essas informações ficaria grato. Caso forneça todo o material para a produção e mesmo algum guia passo-a-passo seria melhor ainda.

    Att.
    Sylas
    e-mail: symot28@hotmail.com

    ResponderExcluir
  29. Bom dia , gostaria de saber como faço para comprar Noodles.
    desde já agradeço

    ResponderExcluir
  30. Olá!
    Achei muito interessante o seu trabalho.
    Gostaria de obter mais informações sobre a produção de sabonete artesanal, pois moro em macapá e aqui existe um grande potencial para este tipo de produto.
    Meu e-mail é:
    goianodoap@hotmail.com

    ResponderExcluir
  31. Prezado
    Obrigado pelas informações, mas gostaria de saber como consigo o sabão fundamental e posso substituir por qual material para preparar a base glicerinada??
    Jo
    jbpmt@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  32. olá sou a creuza lemke Walter, eu conheci seu produto de amaciante e gostei muito do aroma, como eu faço p adquirir este produto de vcs, eu moro em Vista alegre do Abunã Ro. Divisa com o Acre.meu mail e creusa_wa@hotmail.com
    foni;69/3251;1279. obrigado espero retorno.

    ResponderExcluir
  33. Por favor envie me sua lista de preços. Tenho interesse em comprar Noodles.
    meu email é: silvanacampanholo@yahoo.com

    ResponderExcluir
  34. Olá ! gostaria de saber o que é sabão fundamental, como adquirir suas receitas e a tabela dos valores de seus produtos.

    ronaldpodologo@gmail.com

    ResponderExcluir
  35. Olá ! o que é sabão fundamental ? como faze-lo e com compra-lo ? Como receber suas receitas e como comprar os seus produtos ?
    ronaldgmello@hotmail.com

    ResponderExcluir
  36. olá gostari de saber os valoris de sua tabela porque estou pensando em trabalho com e3sse tipo de sabonete estou começando a ter o curso pelo intituto universal em casa vc pode me ajudar e é verdade que da pra ganhar ulguma grana com esse tipo de trabalho eu gosto muito meu email é jailton.bispo@yahoo.com.br fica com Deus

    ResponderExcluir
  37. olá gostari de saber os valoris de sua tabela porque estou pensando em trabalho com e3sse tipo de sabonete estou começando a ter o curso pelo intituto universal em casa vc pode me ajudar e é verdade que da pra ganhar ulguma grana com esse tipo de trabalho eu gosto muito meu email é jailton.bispo@yahoo.com.br fica com Deus

    ResponderExcluir
  38. olá gostari de saber os valoris de sua tabela porque estou pensando em trabalho com e3sse tipo de sabonete estou começando a ter o curso pelo intituto universal em casa vc pode me ajudar e é verdade que da pra ganhar ulguma grana com esse tipo de trabalho eu gosto muito meu email é jailton.bispo@yahoo.com.br fica com Deus

    ResponderExcluir
  39. CARA QUE LEGAL VOCÊ ENSINAR A GENTE FAZER A BASE, TEM GENTE QUE GUARDA TANTO ESSAS FORMULAS QUE ACABAM MORRENDO POBRE, TO PRECISANDO DE ALGUEM ASSIM COMO VOCÊ QUE SABE DO NEGOCIO DE SABONETES,VOCE É QUIMICO OU O QUE...JÁ TRABALHOU EM ALGUMA INDUSTRIA... ENTREVISTAS DEPOIS RSRS.NA VERDADE QUERO SABER COMO FAZ A GLICERINA LEITOSA(BRANCA) E COMO FAZ ESSES SABONETES QUE A GENTE USA NO DIA A DIA(INDUSTRIAL)TENHO UMA RECEITA AQUI MEIO INVOCADA, NÃO SEI SE É ISSO MESMO. ME AJUDE POR FAVOR, DEUS TE ABENÇOE PELA GENEROSIDADE DO SEU CORAÇÃO!!!! ASS: ANDRÉIA A FUTURA MILIONÁRIA DO BRASIL!!!DEIA_FIDELIDADE@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  40. onde posso comprar aqui no Rio de Janeiro Noodles ou Sabão Fundamental

    ResponderExcluir
  41. Olá Marcus, gostaria de saber onde posso comprar o sabão fundamental (noodles), que o sr. menciona na receita. Meu email é: abudd.b@hotmail.com, se possivel me envie tudo o que o senhor vende... o preço do livro, desde já agradeço pelo seu empenho em orientar as pessoas.

    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  42. Marcus,

    O meu e-mail para contato a respeito de onde encontrar o sabão fundamental é:

    brunofc12@gmail.com

    ResponderExcluir
  43. Olá gostaria de informações de como começar a produzir sabonetes.
    E-mail: assis.freitas@ymail.com

    ResponderExcluir
  44. Olá Marcos, gostaria de saber onde posso comprar esses produtos e obrigada pela explicação. meu e-mail é: monicaelamya@hotmail.com

    ResponderExcluir
  45. Tbm estou interessada em comprar os produtos q vc vende; legal se vc colocasse no blog uma tabela de preços com cálculo de frete.
    Qual a porcentagem da glicerina, quanto custa ambos (o noodles e a glicerina)?
    Gd abç.
    Wanderléa.
    wander@oi.com.br

    ResponderExcluir
  46. Ola,
    Gostei muito das suas dicas.
    Queria comprar a sua base glicerinada.
    meu email yannlucca@hotmail.com
    Aguardo seu contato
    obrigada

    ResponderExcluir
  47. ola,gostei muito das suas dicas.
    como faço para receber suas receitas?
    preços ou onde encontrar aqui Rio de janeiro?????
    obrigado!
    meu e-mail e asoraia73@gmail.com

    ResponderExcluir
  48. Olá estou começando a fazer sabonetes e gostaria de aprender ter dicas, por favor entre em contato thais.ellem@gmail.com

    Obrigada

    ResponderExcluir

DEIXE SEU COMENTÁRIO

MAS SAIBA QUE SEM O SEU E-MAIL NÃO TENHO MEIOS DE ENTRAR EM CONTATO.

COMENTE E DEIXE SEU E-MAIL

  • SEM O SEU E-MAIL NÃO TENHO COMO ENTRAR EM CONTATO