SABÃO, ARTE E FILOSOFIA

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

O MEIO AMBIENTE PRECISA DE SOCORRO



SEJA ECOLÓGICO E AINDA PROTEJA O SEU BOLSO

O que você faz com o óleo que sobra na sua cozinha?
Joga fora “né”???
Mas.., hoje você não tem desculpas, todos estão absolutamente informados, jogar no sistema sanitário ou no lixo o óleo que sobra é prejudicial à própria vida, é poluente e altamente difícil de ser eliminado pela Natureza.
A melhor maneira de fazer essa eliminação natural é em forma de sabão, pois o óleo desdobrado em saponatos e glicerina são polares se emulsionam à água e dispersam facilmente no solo restaurando o equilíbrio do ecossistema (sabão é absolutamente biodegradável, diferentemente de outros tensoativos).
Assim, vou lhe ensinar a fazer um produto útil, econômico e ecológico.
O SABÃO DE ÓLEO DE SOJA!!
Junte os restos diários de óleo da sua cozinha em um recipiente fechado, faça isso peneirando em uma peneira própria (existem muitas no mercado), se não encontrar aqueça um pouco essa sobra (uma vez por semana) e passe ainda aquecido (uns 80º C) por um coador de café de papel (deixe em um canto qualquer escorrendo).
Quando você dispuser de pelo menos um quilo dessa sobra você pode fazer uma boa quantidade de sabão em pasta que serve até para lavar louças, roupas pesadas ou panos de louça, de chão, roupas surradas, enfim todos nós sabemos como usar um bom sabão!!
Como fazer??
É muito fácil!! Veja:
Pegue 01 kg do óleo filtrado e deixe de lado.
À parte prepare uma lixívia de soda cáustica (crianças e animais domésticos a quilômetros dali “ta”??).
Isso se faz assim;
Pegue 140 gramas de soda em escamas (em supermercados se compra em pequenas quantidades, pois esse produto é controlado), misture com 200 mililitros de água filtrada (cuidado essa mistura entra em ebulição instantânea), use luvas, é seguro e óculos de proteção não seria nenhum exagero.
Aqueça o óleo até uns 80º C e, aos poucos misture a lixívia derramando sobre ele numa vasilha de vidro ou aço inox (nunca use alumínio).
Quando a mistura encorpar até formar uma pasta deixe-a descansar por uns dois dias (é bom maturar).
Se quiser ponha um pouco de essência de limão ou outra que lhe agrade, senão deixe sem aroma ele não é desagradável e na lavagem não deixa cheiro algum.
Pronto, você economiza uns trocados e ainda ajuda a Natureza a te ajudar.
Se você acha isso cansativo, junte todas as suas sobras de óleo e doe às entidades que estão se especializando nesse ramo e ajudando os menos afortunados da sociedade, não jogue no lixo ou na rede sanitária quem sofre é você e sua família seja favorável à vida.
Marcus Siviero.

7 comentários:

  1. PRETENDO FABRICAR (ARTESANALMENTE) SABONETES E OUTROS PRODUTOS DE LIMPEZA E COSMESTICOS EM CASA. GOSTARIA DE RECEBER TABELA DE PREÇOS DOS SEUS PRODUTOS E SE POSSIVEL MAIS SUPORTE TECNICOS PARA TER SUCESSO COM HONESTIDADE.
    biraleoni@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. oi marcus gostaria de saber o preço dos insumos para a produção de sabonetes

    ResponderExcluir
  3. Bon dia,Marcus tudo bem voce recebeu meus pedidos?estou esperando os valores para poder depositar se e assim.Perdoe minha insistencia e que eu faco tratamento de cancer a 5 anos e tenho que fazer algo que me de alegria,e como e tive alguma esperiencia com o sabao cold e gostei muitode fazer,mas fui impedida devido ao tratamento e as cirugias,e quando conheci voce vitualmente foi como se os anjos me desse um grande presente,para eu continuar na minha luta muito obriga celeste.

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcus,faço sabonetes e sabão artesanal e gostaria de receber o catalogo ou tabela de seus produtos que por sinal achei o máximo.
    Como faço para adquiri-los?
    meu e-mail; cleusa.bueno@hotmail.com
    Fico aguardando resposta
    Obrigada-Cleusa

    ResponderExcluir
  5. Olá Marcus,

    Gostaria de obter os preços dos seus produtos.
    E-mail: cris.teixeira1@hotmail.com

    Grata

    Cristina

    ResponderExcluir
  6. Olá, Marcos, estive acompanhando seu trabalho aqui, e fiquei maravilhado com as coisas que vi.

    Eu gostaria de saber como faço para adquirir maiores informações acerca de como fazer para encontrar as receitas para fazer as bases glicerinadas.

    Voce, por um acaso ensina através de video?!!

    Como faço para adquirir os seus vídeos com ensinamentos a este respeitos??

    Meu e-mail de contato: magnologgan@hotmail.com

    Por favor entre em contato comigo para me orientar, sou morador aqui da Cidade do Rio de Janeiro e, estou perto de montar um negócio nesta área. Gostaria de sua ajuda com informações neste sentido.

    ResponderExcluir
  7. Olá, gostaria de saber preço da forma definitiva e muito mais o que é necessário na confecção de sabonetes, pois pretendo fabrica-los.
    Até mais, aguardo contato

    Rosiane

    rosynha2005@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

DEIXE SEU COMENTÁRIO

MAS SAIBA QUE SEM O SEU E-MAIL NÃO TENHO MEIOS DE ENTRAR EM CONTATO.

COMENTE E DEIXE SEU E-MAIL

  • SEM O SEU E-MAIL NÃO TENHO COMO ENTRAR EM CONTATO