SABÃO, ARTE E FILOSOFIA

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

VOCÊ SABE O QUE É UM SABONETE LÍQUIDO???



Não?? Que peninha!!! Então é por isso que você compra “detergente” até de lavar louça, paga um preço absurdo e vai feliz pra casa com um frasco de água com dez por cento (ou menos) de tensoativo sintético, espesso como pudim porque é engrossado com “TONELADAS DE SAL” mais uma quantidade “bestial” de carbopol (e muitos outros “pol’s”, espessantes) e ainda bate palmas por realizar um “negocião”!!!
...  – Feliz é a ignorância, pois ela nos protege da verdade...”!!!
Continue comprando esses “sabonetes”, do contrário alguém vai precisar fazer um sabonete líquido de verdade e isso, é bem difícil e honesto!!!
O Sabão-nosso resolveu, por isso, alfinetar o comprador que alimenta essa desfaçatez.
O sabonete líquido que os artesãos(ãs) conhecem é um “DETERGENTÃO” muito do safado, feito com tensoativos sintéticos típicos de uso nas “pias de cozinha” para lavar louças (alguns afirmam que é para fabricar xampus), e é vendido como “ouro em forma de gel” (preços absurdos) já vi detergentes grosseiros vendidos a mais de R$ 45,00 na Internet e no Centro de São Paulo (simples absurdo).
O sabonete líquido é preparado cuidadosamente com KOH (potassa cáustica), reação muito delicada e difícil de equilibrar, deve ser “adoçado” e glicerinado com temperaturas exatas (é o mesmo que produzir um vinho altamente sofisticado) e o mais engraçado é que também pode ser envelhecido em condições adequadas e maturar resultando em um produto finíssimo, mas nem de longe estes “vinagres” que estão empurrando nos inocentes que compram sem conhecimento de causa.
Um bom sabonete líquido não é totalmente transparente, é levemente perolizado em qualquer cor que se apresente (efeito ótico da potassa), acima de tudo é encorpado e não “grosso de sal” (pura agressão ao corpo) ele não pode, em hipótese alguma, ter sequer traços de sódio na sua composição, suas gorduras de origem vão desde a soja até a palma, passando pelo milho e até olivas “viscoso” (com corpo) e coco ou palmiste “fluído” (sem corpo).
Existe uma base que podemos produzir com ésteres de cadeia longa (são os ácidos esteáricos, palmíticos e láuricos) que ficam brancos como neve e encorpados como o “manjar branco” (quase não corre na colher de batimento), são todos preparados a mão e muito trabalhosos, mas, além de lindos no visual são de uma delicadeza assombrosa, parecem creme para as mãos e rosto, quem vende os “detergentes” líquidos encontrados “por aí” nem imagina como se chega a um produto desses.
Agora, a melhor parte, ao contrário da “roubalheira” que vemos no mercado com produtos enganosos, os valores desse material não são absurdamente caros por quilograma o que nos conduz a outro fato enganando quem compra, sabão; líquido ou não, tem seu custo regulado por “quilograma”, nunca por litro, pois um produto espumoso ou de baixa densidade tem seu preço até dobrado se a referência for o volume e não o peso (massa).

Ligue seu “desconfiômetro”!!!

O bom produto não é virtude é obrigação, ele não é caro nem barato, é justo e sua finalidade é limpar, perfumar, proteger, mas, jamais agredir sua pele.

Marcus Siviero.

23 comentários:

  1. Muuito interessante Marcus, concordo com você mais só achamos receitas de sabonete liquido que usa material suples simples (ate restos de sabonetes que emos no banheiro0 mas como sou leigo e estou partindo para começar neste ramo pois estou desempregado atualmente, gostaria de começar com o pé direito e honestamente. Haveria a possibilidade de voc~e me passar ou colocar esta receita seria de sabão liquido ??? Obrigado...

    ResponderExcluir
  2. Ola Marcus, tudo bem? Eu fazia sabonetes alguns anos atrás, mas por alguns motivos tive de parar, agora voltei a fazer sanoete líqueido, mas estou odiando o resultado, pois as bases que estou comprando não são boas. Você faz bases? Por favor entre em contato.
    Obrigada
    Bete
    elizabetecolovatti@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcus, o Ricardo me indicou seu blog, realmente interessante, estou voltando a fazer sabonete líquido, mas não estou gostando do resultado. Você pode me mandar os preços das suas bases?

    obrigada
    Bete

    elizabetecolovatti@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ola.
    Adorei esta sua honestidade, concordo, teho tentado fazer a sabonete liquido, olhei varios sites e todos dizem que o sal engrossa, engrossa nada, tudo que comprei, já gastei e não consigo fazer o sabonete líquido, comprei a base de glicerina para fazer sabonetes de artesanato, achei um abisurdo, coloquei no papel os custos nossa não vale a pena. Achei você e vou tentar fazer.
    tenho pedidos de amaciante, mais também fica caro, você teria algo simples e mais em conta?
    Já sou fã destes site. Obrigada e muito sucesso.
    Mari

    ResponderExcluir
  5. Olá Marcus,achei interessantíssimo seus comentários. Já trabalho com sabonetes há algum tempo e realmente não consigo chegar àquele resultado de um excelente sabonete.As bases não engrossam, precisamos exagerar no sal, as essências resolvem ralear o sabonete,uma droga!! gostaria de obter preços de seus produtos e receita dos seus saboentes. e-mail: lu.soriano@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Bon dia Marcus,as formas servem para o sabonete gold e qual o peso de cada sabonete em sua forma pode se colocar nome.Se isto for possivel qual e o valor.Muito obrigada Celeste.layonrangel@hotimail.com

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Marcus ontem eu mandei o email solicitando o cold so me esqueici da falar a quantidade e 15k.OUtra coisa voce tem corante vegetal?se ti ver eu gostaria de saberas corese o valor,eu criei um imail so para receber suas orientacoes e soloicitar os produtos e celestepadilhapadilha@yahoo.com.muito obrigada Celeste.

    ResponderExcluir
  8. Olá Marcus, cheguei até seu blog por intermédio da Beth, que elogiou muito seu trabalho.Comentei com ela que fazia sabonetes glicerinados e eles murchavam muito e mudavam de cheiro dependendo da base...aí ela me contou o segredinho.
    Gostaria que me mandasse uma lista de preço com os produtos que você comercializa ,como bases glicerinadas, base para sabonete líquido, e outros que vc tiver disponibilidade.
    Obrigada.
    Ana Lúcia
    aa.pisarro@uol.com.br

    ResponderExcluir
  9. Parabens pelo blog e principalmente pela honestidade. Estava tentando fazer um sabonete líquido com essas bases encontradas no mercado e já estava me sentindo incompetente. Agora que li o seu blog, ví que fui enganado. Gostaria de maiores informações para produzir sabonete líquido, em pequena escala, mas com qualidade. Obrigado.
    jrwc@uai.com.br

    ResponderExcluir
  10. Prezado Marcus,

    Sou amigo da Beth Bacchini do santo sabão, estou a começar meu negócio de cosméticos naturais e ao comentar com ela sobre meu sabonete líquido ela me disse que só faltava eu colocar uma base de verdade então estou a te procurar pra isso. Pode me passar seu email de contato?

    Abraços Fraternos

    José Olympio
    joseolympio@lojadevas.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá Marcos,
    Meu nome é Cristiane e gostaria de entrar em contato com vc, tem e-mail?
    O meu é Cris.nascimento@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Olá Marcus,
    Tenho interesse em adquirir alguns dos seus produtos. Seria possível uma lista com os preços? Moro em Salvador.Qual o preço da postagem? Você dá curso ou tem apostila?


    Grata


    Cristina

    ResponderExcluir
  13. PRESADO SRº
    MARCUS MEU NOME E JACI MONTEIRO ROSA SOU DA CIDADE DE PELOTAS RS.
    GOSTEI MUITO DE BLOG POIS ESPLICA COM SIMPLICIDADE E REALISMO GOSTARIA DE SABER SEU EMAIL OU TELEFONE PARA PODER TIRAR DUVIDAS POIS VOU COMEÇAR A FABRICAR SABONETES E GOSTARIA DE SEU APOIO UM FORTE ABRAÇO AO SRº E SUA FAMILIA.
    MEU TELEFONE E 53-84016765- 53-32228434
    jacivendas@pop.com.br (por favor se possivel retornar pois quero começar a fabricação o mais rapido possivel)

    ResponderExcluir
  14. Oi Marcos,por favor me responda:o que faço para conseguir obter um sabão líquido para roupas finas e delicadas,usando como ativo o óleo de babaçu reagindo com a potassa caústica?Qual a temperatuura de saponificação?Por favor me passe uma formulação na qual o sabão líquido não fique alcalino e com boa viscosidade,pois quero q fique com cheirinho gostoso de cõco.Agradeço.\por favor não esqueça,preciso fazer esse sabão para uma comunidade carente aqui em Fortaleza>Grata,Ana Célia

    ResponderExcluir
  15. Gostei muito de seus esclarecimentos sobre o sabão industrializado,mas trabalho numa empresa dessas,no entanto,apesar dos pesares,nossa empresa tem AFE da Anvisa e tentamos caminhar da maneira mais corrta dentro do que produzimos aqui em Fortaleza.Fazer sabão é uma arte,não é tão simples como se preconiza,principalmente qdo o fabricante de preocupa com o Controle de Qualidade,pois a concorrência é imensa e dependemos dos usuários ,de vez que a saude é algo de extrema importância para o mercado consumidor e o nome da empresa não pode se expor de maneira negativa.Grata.

    ResponderExcluir
  16. ola,tenho muito interesse em seus produtos,aguardo retorno .obrigado!
    elianetwister@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Olá

    Queria saber a diferença da base para sabonete,base para amaciante,base tipo croda...
    A mesma base para sabonete poderia ser indicada para vários fins ou não?

    ResponderExcluir
  18. Olá Marcus! sou acadêmica de Gestão anbiental e meu projeto de pesquisa é sabão ecológico, estou amando fazer sabão ecológico, e por ter tomado gsto gostaria de receber sugestões, receitas e valores de produtos para fazer sabonete tanto em barras como liquido.
    Obrigado
    irenev_silva@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Ola,Marcus tenho pesquisado seu trabalho, e fiquei muito feliz, por saber e existem pessoas que pensam como você, parabens pela sua contribuição, na preservação da natureza. Marcus gostaria de saber a onde compro o teu livro, Sabão: Preparo e Fabricaçã, e gostaria de receber via e-mail, tabela de preços de seus produtos. belezaadiv@hotmail.com
    Abraços,
    Mariangela Carneiro da Rosa

    ResponderExcluir
  20. oi Marcos tudo bem gostaria de saber como faço para adquirir sua base de glicerina para sabonetes artesanais.
    muito obrigado
    wania prado
    waniaapprado@ig.com.br

    ResponderExcluir
  21. Falou muito Marcos... mas cadê o que vc falou...coloque as provas...

    ResponderExcluir
  22. Quero a receita de seu sabonete meu interesse e não agredir a pele que produto devo usar.

    ResponderExcluir
  23. Quero a receita de seu sabonete meu interesse e não agredir a pele que produto devo usar.

    ResponderExcluir

DEIXE SEU COMENTÁRIO

MAS SAIBA QUE SEM O SEU E-MAIL NÃO TENHO MEIOS DE ENTRAR EM CONTATO.

COMENTE E DEIXE SEU E-MAIL

  • SEM O SEU E-MAIL NÃO TENHO COMO ENTRAR EM CONTATO